top of page

3o Seminário PROFÍSICA

Cosmologia e quântica podem conversar entre si?


Descubra no 3o Seminário On-line PROFÍSICA - Temporada 2023, cujo tema será cosmologia quântica!


Palestrante:

Dra. Nathália Mattos Novaes da Rocha, Doutoura em Cosmologia Quântica pela UFES e Mestra em Astrofísica Extragaláctica pela UFRN.


Anfitriã:

Profa. Dra. Alejandra Kandus, do Grupo de Pesquisa Teoria de Campos, Mestrado Acadêmico PROFÍSICA.


Data: 02/06/2023 (sexta-feira) Horário: das 10h às 11h30 Link de acesso: https://meet.google.com/ove-zhxh-iio


Confira abaixo um resumo do que vai ocorrer.


Resumo:


Há muito a humanidade busca desvendar os mistérios do Universo, um adolescente de cerca de 14 bilhões de anos, cuja história evolutiva perpassou inúmeras eras e épocas (cada qual com sua particularidade), até o seu presente momento de expansão acelerada.


O primeiro estágio do Cosmo, o Universo Primitivo, compreende o reino das eras e/ou épocas que duraram até cerca de 1 segundo após o Big Bang, e cuja primeira fase é a Era de Planck, momento no qual as dimensões eram infinitamente pequenas, mas com energia e densidade exorbitantes. Neste período, que ocorreu em um momento anterior à 10^-43 segundos após o Big Bang, as leis da física clássica divergem, e não mais faz sentido aplicá-las à conjectura de não definição de espaço e tempo da Era de Planck.


Idealiza-se, portanto, a possibilidade de utilização das leis da física quântica como meio de investigação dos acontecimentos deste momento único da história do nosso Universo.


Em vista disso, entra em jogo a Cosmologia Quântica, a aplicação das leis da física quântica ao Universo como um todo, empregue como uma ferramenta capaz de elucidar os acontecimentos dos primórdios do Cosmo, em que a presente palestra tem por objetivo transcorrer, e esclarecer os seus principais tópicos, bem como suas aplicabilidades, tais quais a probabilidade de emersão de um universo clássico a partir do processo de tunelamento quântico.



Por:

Nathália Mattos Novaes da Rocha,

Doutoura em Cosmologia Quântica

Commentaires


bottom of page