top of page

Jornada "Física Viva" promove Ciência e Inovação na Bahia durante a SNCT 2023

O Programa de Pós-Graduação em Física (PROFÍSICA) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) está orgulhosamente participando da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2023, promovida pelo CNPq e MCTI.




Com o tema "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável", a Jornada "Física Viva: A Física como Ciência Básica para a Inovação e a Vida" que acontecerá de 17 a 19 de outubro (presencial e online) tem como objetivo principal popularizar o conhecimento científico da Física, destacando as oportunidades de carreira nessa área para os jovens estudantes do ensino fundamental, médio e profissionalizante, além de contribuir para a capacitação de professores.


Por que e para quem é o FÍSICA VIVA


A Jornada "Física Viva" busca disseminar o conhecimento da Física para aproximar uma geração cada vez mais distante da ciência e das possibilidades que essa disciplina oferece para suas futuras carreiras.


A atividade tem como público principal os alunos do ensino fundamental, médio e profissionalizante, bem como os professores dessas categorias e autoridades do sistema de ensino.


É uma iniciativa da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), através do Departamento de Ciências Exatas (DCEX), do Programa de Pós-Graduação em Física (PROFÍSICA) e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). E tem como principais parceiros: o Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF), do Centro de Disseminação da Ciência (CDC), do Instituto Federal da Bahia (IFBA - Campus Ilhéus, Bahia), do Instituto Federal do Pará (IFPA - Campus Belém, Pará), da Escola SESI Adonias Filho e do Colégio São Jorge dos Ilhéus, além de universidades, institutos federais, escolas de ensino fundamental, médio e técnico/profissionalizante de diversos estados do Brasil.


O evento tem o apoio fundamental do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).



Contexto e Relevância do Evento


O ensino da Física desempenha um papel essencial no estímulo à inovação em diversas áreas do conhecimento. A Física é base para compreender princípios que regem o universo e a matéria, e sua interconexão com outras disciplinas é essencial para a inovação em ciência, tecnologia e indústria.


Apesar disso, atualmente, enfrentamos desafios na promoção da Física como área de estudo e carreira. Jovens frequentemente desconhecem as oportunidades e relevância da Física, o que resulta em baixa adesão a cursos de graduação na área. Além disso, a falta de conhecimento sobre os temas específicos e a concorrência por cursos de maior apelo de mercado têm impactado negativamente a procura por formações em Física, principalmente na Bahia.


O evento "Física Viva" quer incentivar o interesse pela Física, apresentando oportunidades de carreira e promovendo o estudo da disciplina. O evento visa atender a uma demanda significativa de alunos matriculados no ensino médio, iniciando pela Bahia e Pará, porém com o objetivo de abranger quantos estados esta mensagem chegue. Para isto, a divulgação e a realização das atividades se dá por meio de formatos presenciais e online.


A Jornada "Física Viva" representa um esforço coletivo para revigorar o interesse e a compreensão da Física, contribuindo assim para a formação de uma nova geração de profissionais e inovadores. Com o apoio de parceiros e apoiadores, estamos determinados a promover a ciência e a inovação na Bahia e em todo o Brasil. A ciência é fundamental para o futuro do nosso país, e eventos como este desempenham um papel crucial nesse processo.


Como participar

Inscreva-se gratuitamente aqui no site https://www.uescprofisica.net/fisicaviva. As vagas presenciais são limitadas devido o espaço. As manhãs serão inteiramente online e às tardes acontecerão no auditório do Pavilhão Max Menezes, 1o Andar, na UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz).


Para mais informações, entre em contato:


Flávia Vitória Costa

Gerente de Projetos

+55 91 9 87613474


Siga-nos nas redes sociais:

@SNCT @CNPq @MCTI @profisicauesc @eqpvikingss_ @ifba_ilheus


Física Viva: A Física está ao alcance de todos!


Comments


bottom of page