top of page

Carreiras Científicas na Física: a Liberdade de Atuação além da Academia

A jornada após a pós-graduação acadêmica em Física é repleta de oportunidades dinâmicas e modernas que ultrapassam os limites da academia tradicional. Para aqueles que buscam explorar além do ambiente acadêmico, o Mestrado Acadêmico em Física oferecido pelo Programa de Pós-graduação em Física (PROFÍSICA) da UESC se revela como uma porta de entrada para carreiras científicas diversas e bastante atuais.


Neste blog, exploraremos as amplas possibilidades profissionais disponíveis para graduados não só da Física e áreas afins, mas também todos aqueles que querem investir no seu desenvolvimento intelectual e analítico.


Para abordar as possibilidades gerais, vamos utilizar como referência as nossas linhas de pesquisa no Mestrado Acadêmico PROFÍSICA que está com novo edital aberto até 03 de julho de 2024:

  • Astrofísica,

  • Física Nuclear Teórica e Aplicada (Física Médica, Física do Meio Ambiente e Nanociência),

  • Informação Quântica e

  • Teoria de Campos e Gravitação (Cosmologia, Plasmas Relativísiticos e Buracos Negros)


Foto: Comissão Organizadora I Workshop em Física Teórica do Sudoeste da Bahia (UESB / PROFÍSICA-UESC).


Vejamos um pouco mais a fundo cada área:


Astrofísica: Desvendando os Mistérios do Cosmos

Aqueles que têm uma paixão pelo cosmos podem encontrar carreiras promissoras em astrofísica. Além da pesquisa acadêmica, há oportunidades em observatórios astronômicos, agências espaciais e até mesmo em empresas privadas diversas, para postos analíticos, como: financeiras, de exploração de petróleo, exploração espacial, etc..


Carreiras em cosmologia podem levar a colaborações internacionais, participação em projetos espaciais e contribuições significativas para nossa compreensão do cosmos.


Conheça mais sobre esta área em:


Fotos: Prof. Dr. Henri Plana, PROFÍSICA-UESC.


Física Nuclear Teórica: Desbravando o Mundo Microscópico

Para os apaixonados por partículas subatômicas e teorias avançadas, a física nuclear teórica abre portas para carreiras em laboratórios de pesquisa, centros de estudo nuclear e consultoria científica em setores industriais. É importante sempre enfatizar que a Física Nuclear é uma disciplina essencial para a vida e não nasceu para a finalidade de construir bombas atômicas como está na crença popular. Esta área está a favor da vida humana e da sustentabilidade do meio ambiente, a saber:


  • Física Nuclear Aplicada à Medicina e suas contribuições na saúde: a interseção entre física e medicina é uma área em crescimento. Os graduados podem contribuir para a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias médicas, como ressonância magnética e radioterapia, desempenhando um papel crucial na melhoria da saúde e diagnóstico.


  • Física do Meio Ambiente e suas contribuições à diminuição da poluição: a conscientização ambiental está em ascensão e físicos podem desempenhar um papel vital na compreensão e mitigação de problemas ambientais. Carreiras em pesquisa, consultoria ambiental e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis estão ao alcance.


  • Nanociência - Explorando o Mundo Nano: a nanociência oferece oportunidades muito interessantes na pesquisa e desenvolvimento de novos materiais e tecnologias em escala nanométrica. Indústrias como eletrônica, medicina e energia buscam profissionais capacitados nesse campo inovador.


A propósito, você sabia que desde 2002 a UESC desenvolve fortemente pesquisa e educação nestas áreas? Em 2007 a universidade inaugurou o Centro de Pesquisa em Ciência e Tecnologia das Radiações - CPqCTR ou CTR da UESC.


Resumidamente, o CTR se trata de um centro de estudos científicos e de tecnologias aplicados ao aprimoramento de tecnologia de exames médicos e ao controle de atividades poluentes de mineradoras.



Fotos: Prof. Dr. Fermín Velasco, PROFÍSICA / CTR / UESC.


Informação Quântica: Revolucionando a Computação

Em um mundo cada vez mais digital, a informação quântica está na vanguarda da revolução tecnológica. Graduados podem explorar carreiras em educação, ensino, pesquisa, desenvolvimento de algoritmos quânticos e até mesmo em empresas de tecnologia. Estes profissionais também têm sido bastante requisitados nos ambientes privados para a parte de análise de dados e resolução de problemas, como foi mencionado anteriormente.


Conheça um pouco mais desta área e nossos professores / pesquisadores aqui:




Teoria de Campos: Compreendendo as Forças Fundamentais

A teoria de campos é essencial para compreender as forças fundamentais que governam o universo. Além da pesquisa, os profissionais podem encontrar oportunidades em consultoria, modelagem matemática e até mesmo no setor financeiro.


Conheça um pouco mais desta área e nossos professores / pesquisadores aqui:



Fotos: (1 e 2) UESB/PROFISICA; (3) Crédito da imagem: LIGO, NSF, Aurore Simonnet (Sonoma State University) e (4) Getty Images.


Oportunidade além da Academia

Ao destacar essas diversas áreas, queremos enfatizar que a carreira em Física não está limitada à academia. Profissionais com formação no PROFÍSICA da UESC têm a flexibilidade de atuar em diversas indústrias, desempenhando papéis fundamentais na solução de desafios complexos em nosso mundo em constante evolução.

O Mestrado Acadêmico em Física da UESC não apenas contribui para a formação de uma base sólida em conhecimento científico, mas também abre as portas para um vasto horizonte de carreiras interessantes e de impacto relevante para a sociedade.


Para os estudantes de graduação da Física e áreas afins, bem como para professores de ensino médio de física e matemática e outras disciplinas correlatas, ou mesmo tecnólogos, essa jornada tanto na academia como além só tem a contribuir positivamente e ampliar oportunidades para aplicar paixões e conhecimento para moldar o futuro da ciência e da sociedade.


Lembrem-se! Estamos à disposição para lhes ajudar a fazer parte do nosso time aqui do Mestrado Acadêmico em Física (PROFÍSICA) da UESC.


Estamos com inscrições abertas, até 03/07/2024, destinadas a prencher 04 (quatro) vagas para o PROFÍSICA, nas Linhas de Pesquisa: Astrofísica, Física Nuclear, Informação Quântica e Teoria de Campos.


40% das vagas reservadas para negras/os, trans, PCD e populações tradicionais.

Vagas abertas a estrangeiros.



Versão espanhol:


Você também pode estreitar o contato, tirar dúvidas e obter mais informações, através deste formulário, indicando o seu perfil: https://forms.gle/9wrj4h1NLWerFM4q7


Esperamos que esta informação seja útil a você.


Pedimos seu apoio em divulgar o edital na sua instituição e com seus colegas.


Faz sentido pra você?



---

Edição:

Flávia V. Costa, @adeccua

Prof. Dr. André Ribeiro, Coordenador PROFÍSICA-UESC



48 visualizações

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page